No desenho, a princesa Adora, filha do Rei Randor e da Rainha Malena, foi raptada do Palácio por Hordak quando ela era apenas um bebê. Ele a levou para o reino de Etheria (que fica no mesmo universo que Eternia, mas ninguém sabe exatamente a distância entre os dois planetas). Hordak, que foi mestre do Esqueleto, resolveu fugir de Eternia quando se sentiu ameaçado por seu aprendiz.
A Feiticeira, responsável pelo castelo de Grayskull, apagou da mente de todos de Eternia qualquer tipo de lembrança em relação a princesa, para amenizar a dor do Rei e da Rainha.
Em Etheria a princesa foi treinada para ser a capitã da horda do mal, chefiada por Hordak, com intuito de conquistar o Castelo de Cristal, mas ela reencontrou He-Man e descobriu sua verdadeira identidade. Adora ficou sabendo o segredo da Espada Mágica, que ao erguê-la e gritar a frase "Pela Honra de Grayscull" ela se tornaria a guerreira She-Ra e seu cavalo Espírito se transformaria em um unicórnio que voava, chamado Ventania, com voz de galã e penas multicoloridas. A espada, por sinal, é diferente da de He-Man, pois pode se transformar em outros objetos, como por exemplo, um laço mágico. A partir de então, She-Ra se juntou aos membros da Grande Rebelião e iniciou uma luta contra Hordak.
She-Ra soltou Ângela, Rainha de Lua Clara, que estava há muito tempo prisioneira. A Floresta do Sussurro voltou a ficar protegida de novo, mas She-ra, temendo novos ataques da Horda, decidiu que sua presença lá era fundamental. Portando seu irmão voltou sozinho para Eternia. She-Ra conta com aliados na luta contra o mal, como a atrapalhada feiticeira Madame Riso e sua vassoura mágica Vassourito, o fiel Arqueiro (com quem a personagem chega a nutrir um leve romance), o covarde porém grande amigo Corujito e a princesa Cintilante filha de Ângela.
Além dos soldados de Hordak, o vilão possui uma exército de mal-feitores cada um puor que outro para ajudá-lo a combater She-Ra. Entre eles a maldosa Sombria, Felina, Scorpia e Mantenna. Ainda contava com o desajeitado Sangue-Suga, Pavoroso, Pingo que era uma espécie de arquiinimigo do Corujito, Octavia e o Mestre da Horda. Havia ainda um personagem engraçadinho de orelhas pontudas, o "Geninho", que se escondia no cenário de cada episódio e, antes de dar a moral da história no final de cada história, convidava os espectadores a descobrirem onde ele estava no desenho.
No Brasil o She-Ra foi exibido a partir de 1987 no Xou da Xuxa, onde a personagem ganhou até uma música da Rainha dos Baixinhos.