Andrzej Wajda - 4 Discos - 4 Filmes Classícos Cult
Disco 1
CINZAS E DIAMANTES
Título: Popióli Diament (Original)
Ano produção: 1958
Dirigido por: Andrzej Wajda
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama, Guerra
Países de Origem: Polônia
Sinopse
Última parte da trilogia não planejada de Andrzej Wajda, que segue Geração e Kanal, sobre acontecimentos passados durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia, Cinzas e Diamantes é considerado uma das maiores obras-primas do cinema mundial.
Em 1945, no último dia da guerra, um jovem mercenário é contratado por uma organização de direita para matar um líder comunista em uma aldeia. Interpretado por Zbigniew Cybulski, considerado o James Dean do cinema polonês, o guerrilheiro cai de amores por uma garçonete e começa e pensar em desistir de sua vida de combatente.
Lançado em DVD pela primeira vez, Cinzas e Diamantes chega numa edição especial para colecionadores repleta de extras. Documentários, entrevistas e comentários de especialista, todos com legendas em português, permitem que o amante do cinema conheça em profundidade a genialidade do cinema de Andrzej Wajda.
**************************************************************************************************
DISCO 2
TERRA PROMETIDA
Título: Ziemia Obiecana (Original)
Ano produção: 1975
Dirigido por: Andrzej Wajda
Duração: 180 minutos
Classificação: 16 - Não recomendado para menores de 16 anos
Gênero: Drama
Países de Origem: Polônia
Sinopse
Ambientado em Lódz, centro da indústria têxtil da Polônia, no início do século XX, o filme narra a trajetória de três ambiciosos jovens ex-colegas de escola – um engenheiro polonês, um comerciante judeu e um alemão, filho do proprietário de uma velha tecelagem – que decidem montar uma fábrica de tecidos.
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
**************************************************************************************************
DISCO 3
O HOMEM DE MÁRMORE
Título: Czlowiek Z Marmuru (Original)
Ano produção: 1977
Dirigido por: Andrzej Wajda
Duração: 165 minutos
Gênero: Drama
Países de Origem: Polônia
Sinopse
Em 1976, uma jovem estudante de cinema resolve fazer um filme biográfico sobre um importante agitador do proletariado a partir de entrevistas com pessoas que o conheceram.
**************************************************************************************************
DISCO 4
O HOMEM DE FERRO
Título: Czlowiek Z Zelaza (Original)
Ano produção: 1981
Dirigido por: Andrzej Wajda
Duração: 153 minutos
Gênero: Drama
Países de Origem: Polônia
Sinopse
Um trabalhador comum que se torna um "homem de ferro" forjado pela experiência, um filho que faz as pazes com seu pai, um casal que se apaixona, um repórter buscando coragem para mudar sua vida e uma nação inteira passando por duras mudanças. Esses são os ingredientes deste filme de Andrzej Wajda, continuação de o "Homem de Mármore" (1977).
Na Varsóvia de 1980, o Partido Comunista envia Winkel (Marian Opanian), um repórter alcoólatra e frágil, até o distrito de Gdansk, para descobrir os podres que estariam por trás das greves nos portos. Um dos focos principais dessa investigação seria o jovem Maciej Tomczyk (Jerzy Radziwiłowicz), um articulado trabalhador cujo pai foi morto durante os protestos de Dezembro de 1970. Fingindo interesse e simpatia, Winkel entrevista diversas pessoas que conhecem Tomczyk, incluindo sua esposa, a presidiária Agnieszka (Krystyna Janda). Ao fazer isso, Winkel se depara com uma realidade diferente da que ele imaginava, o que muda completamente sua visão acerca do regime comunista e do próprio Tomczyk.
Um dos grandes diferenciais do filme está na forma como as entrevistas feitas por Winkel são apresentadas. Os flashbacks dos personagens são mostrados através de filmagens reais dos protestos de 1968 e 1970 e dos movimentos que deram origem aos sindicatos livres da Polônia, como o Solidarność. O "Homem de Ferro" ganhou a Palma de Ouro (1981), o Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cannes (1981) e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1982, 54º edição).